DESCRIÇÃO
Serviço de conexão à internet sem fio da Fiocruz para visitantes.
Instruções para o atendimento
Conectar-se à rede sem fio "VISITANTES" nos locais onde estão disponiveis.
SOLICITANTES
1) Qualquer visitante à Fiocruz
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ter um dispositivo (computador, notebook, celular, tablet, etc) que possibilite o acesso à rede.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
ETAPAS
1) Conectar o dispositivo à rede sem fio "VISITANTES"
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br) relatando o problema no acesso.
Condições de Suporte
O suporte ao serviço é realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br)
Tempo estimado para realizar o serviço
Atendimento imediato
Precificação e cobrança
Gratuito.
Pontos de entrada e escalonamento
Acesso livre
Política de uso
O serviço por ser utilizado para consulta por qualquer visitante.
DESCRIÇÃO
Serviço de conexão à internet sem fio da Fiocruz em qualquer lugar do mundo onde haja a rede "EDURoam".
Instruções para o atendimento
Conectar-se à rede sem fio institucional "EDURoam" utilizando seu login e senha do domínio fiocruz.br.
SOLICITANTES
1) Servidores e colaboradores
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser servidor ou colaborador, possuir login no domínio fiocruz.br e ter um dispositivo institucional (computador, notebook, celular, tablet, etc) que possibilite o acesso à rede.
ETAPAS
1) Acessar a rede "EDURoam"
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
E-mail: infracgti@fiocruz.br, relatando o problema.
Condições de Suporte
O suporte ao serviço é realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br)
Tempo estimado para realizar o serviço
Atendimento imediato
Precificação e cobrança
Gratuito
Pontos de entrada e escalonamento
As Requisições de Serviço serão atendidas pela Central de Serviços da COGETIC.
Política de uso
DESCRIÇÃO
Serviço de conexão à internet sem fio da Fiocruz para dispositivos institucionais.
Instruções para o atendimento
Conectar-se à rede sem fio institucional "Fiocruz" utilizando seu login e senha do domínio fiocruz.br.
Caso o usuário possua um dispositivo institucional, deverá abrir uma requisição no Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br)
Na requisição, incluir o nome do usuário que deseja liberar a conexão Wifi.
SOLICITANTES
1) Servidores e colaboradores
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser servidor ou colaborador, possuir login no domínio fiocruz.br e ter um dispositivo institucional (computador, notebook, celular, tablet, etc) que possibilite o acesso à rede.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
DESCRIÇÃO
Serviço de elaboração de questionários de pesquisa online (Lime Survey), auto configurável pelo usuário, que possibilita a montagem e extração de resultados de questionários produzidos online.
Instruções para o atendimento
Solicitar através do e-mail da equipe de Infraestrutura da COGETIC (infracgti@fiocruz.br) a permissão para criação de questionários online.
Após isso, acessar o endereço https://questionario.fiocruz.br e inserir as credenciais de acesso do domínio fiocruz.br.
SOLICITANTES
1) Servidores e colaboradores
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser servidor ou colaborador devidamente registrado no Sistema SGA-RH e possuir login no domínio fiocruz.br.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
ETAPAS
1) Enviar e-mail para infracgti@fiocruz.br
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
Sistema RSI: https://rsi.fiocruz.br E-mail: infracgti@fiocruz.br, relatando o problema.
Condições de Suporte
Atendimento: Equipe de Infraestrutura da COGETIC. Horário: 8h às 17h.
2) Acessar o endereço https://questionario.fiocruz.br
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
Sistema RSI: https://rsi.fiocruz.br E-mail: infracgti@fiocruz.br, relatando o problema.
Condições de Suporte
Atendimento: Equipe de Infraestrutura da COGETIC. Horário: 8h às 17h.
Tempo estimado para realizar o serviço
1 hora
Precificação e cobrança
Gratuito
Pontos de entrada e escalonamento
As Requisições de Serviço serão atendidas pela Central de Serviços da COGETIC.
Política de uso
Não há.
DESCRIÇÃO
Serviço de acesso ao Portal de Periódicos da Capes, que possibilita o acesso de instituições de ensino e pesquisa no Brasil à produção científica internacional.
Caso o solicitante seja um aluno, a secretaria acadêmica deverá abrir uma requisição no Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br), informando as seguintes opções: Area: Infraestrutura; Serviço: Capes; Opção de serviço: Inclusão de usuário.
Instruções para o atendimento
Para a Secretaria Acadêmica:
- A secretaria acadêmica ou coordenador do laboratório de pesquisa deverá solicitar através do Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br) o acesso ao Portal de Periódicos, informando as seguintes opções:
Area: Infraestrutura;
Serviço: Capes;
Opção de serviço: Inclusão de usuário.
- A solicitação deverá conter os seguintes dados: - nome completo, e-mail para contato, login desejado, login opcional, CPF/Passaporte, curso ou departamento;
Para Demais Colaboradores da Fiocruz:
- Quando estiver conectado de dentro da Fiocruz, basta navegar normalmente pelo Portal de Periódicos.
- Caso os colaboradores estejam acessando de uma rede externa da Fiocruz, o acesso deverá ser feito via CAFe, usando a autenticação do usuário e senha do domínio fiocruz.br.
Para Usuários CAFe:
- Qualquer usuário que tiver acesso ao CAFe, poderá autenticar no portal de periódicos utilizando usuário e senha da sua instituição.
SOLICITANTES
1) Alunos através da Secretaria Acadêmica
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser aluno de algum curso da Fiocruz, pesquisador participando de algum projeto de pesquisa institucional ou servidor/colaborador da Fiocruz.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
2) Pesquisadores, Servidores, Colaboradores
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser pesquisador, Servidor ou Colaborador
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
ETAPAS
1) Para um aluno, abrir uma requisição no sistema RSI
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
E-mail: infracgti@fiocruz.br, relatando o problema.
Condições de Suporte
O suporte ao serviço é realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no Portal de Serviços Fiocruz (https://centraldeservicos.fiocruz.br)
Tempo estimado para realizar o serviço
Após abertura do chamado, em até 60 minutos o usuário receberá as informações por e-mail.
Precificação e cobrança
Gratuito
Pontos de entrada e escalonamento
As Requisições de Serviço serão atendidas pela Central de Serviços da COGETIC.
Política de uso
https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Normas_Uso_Pub_Eletrônicas.pdf
DESCRIÇÃO
Serviço de Correio Eletrônico do domínio fiocruz.br que permite aos usuários usufruírem de uma plataforma para administrar e-mails, marcar compromissos, manter seus contatos, registrar tarefas, dentre outras funcionalidades.
No caso de servidor ou colaborador, o acesso ao serviço deverá ser feito por meio do endereço "https:/correio.fiocruz.br".
Para alunos, o acesso se dará pelo endereço "https://correio.aluno.fiocruz.br".
Instruções para o atendimento
O responsável do setor de lotação do usuário deverá solicitar, através do Portal de Serviços Fiocruz, a criação do e-mail institucional.
Para solicitar a abertura de uma nova conta de e-mail, utilize a seguinte categoria no portal de serviços:
Tecnologia da Informação e Comunicação > Comunicação e Eventos Institucionais > Correio Eletrônico > Criar Conta de E-mail
Link para abertura do chamado: Clique aqui
Se desejar abrir uma caixa departamental ou grupo de e-mail, também estão disponíveis as seguintes opções:
Criar Caixa Departamental: Clique aqui
Criar Grupo de E-mail: Clique aqui
SOLICITANTES
1) Servidores ou Colaboradores: Responsável pela área.
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser servidor ou colaborador devidamente registrado no Sistema SGA-RH e possuir login no domínio fiocruz.br. Para alunos: Ser aluno de programa de pós-graduação registrado no sistema SIGA (ou SIEF).
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
2) Alunos: Secretaria acadêmica do curso a ser matriculado.
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ser aluno de programa de pós-graduação registrado no sistema SIGA (ou SIEF).
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não há.
ETAPAS
1) Criar usuário no domínio fiocruz.br:
Documentação necessária
O usuário deverá se dirigir ao Serviço de Gestão de Pessoas (SGP) da sua unidade e solicitar a criação do seu login. A documentação necessária é a exigida pelo Setor de RH ou pela Secretaria Acadêmica do Curso.
Canais de atendimento
O suporte ao serviço é realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/).
Condições de Suporte
Portal de Serviços Fiocruz: centraldeservicos.fiocruz.br
2) Abrir Requisição de Serviço.
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
idem
Condições de Suporte
idem
3) Utilizar o Serviço.
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
idem
Condições de Suporte
idem
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAR O SERVIÇO
Até 5h após abertura da Requisição de Serviço no Portal de Serviços Fiocruz: centraldeservicos.fiocruz.br
PROCIFICAÇÃO E COBRANÇA
O serviço é cobrado do usuário final. O custo para o provimento do serviço por parte da Presidência é de R$ 702.322,18 por ano.
PONTOS DE ENTRADA E ESCALONAMENTO
O serviço deve ser acessado nos endereços correio.fiocruz.br (para servidores e colaboradores) ou correio.aluno.fiocruz.br (para alunos).
POLÍTICA DE USO
A política de uso do serviço de e-mail institucional encontra-se descrita na Norma SIC-003/CGTI/VPGDI, devendo ser observadas, na sua integralidade, as regras descritas no item 5 da referida norma no uso desse serviço.
DESCRIÇÃO
Serviço de filtragem de e-mails a fim de identificar e reter mensagens potencialmente maliciosas ou que não tenham sido solicitadas.
Através deste serviço é possível:
1) Reportar o recebimento de e-mail indesejados (spam);
2) Solicitar a análise de mensagens suspeitas (e-mails fraudulentos e/ou maliciosos);
3) Reclamar o não recebimento de uma mensagem aguardada;
Instruções para o atendimento
Consultar e liberar as mensagens através do Portal do Antispam (https://antispam.fiocruz.br).
Para tratar solicitações relacionadas à consulta e liberação de mensagens bloqueadas pelo antispam, utilize a seguinte categoria:
Tecnologia da Informação e Comunicação > Segurança da Informação (New) > Antispam: Contas e E-mails > Analisar conta possivelmente comprometida
Link para abertura do chamado: Clique aqui
SOLICITANTES
1) Servidores e Colaboradores
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
Ter uma conta de e-mail ativa nos domínios: - @fiocruz.br - @cpqam.fiocruz.br - @incqs.fiocruz.br - @bio.fiocruz.br
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Para a liberação de mensagens em caráter de urgência e que não sejam potencialmente maliciosas, é possivel realizar um auto-atendimento, identificando a mensagem desejada e realizando a liberação.
ETAPAS
1) Acessar o Portal Antispam (https://antispam.fiocruz.br) ou
Documentação necessária
Entrar com a credencial de acesso, selecionar a mensagem a ser liberada e clicar no botão "Release"; ou Enviar um e-mail para abuse@fiocruz.br: Descrever o assunto, a data de recebimento e o domínio; ou Abrir uma Requisição de Serviço: O usuário deverá abrir uma requisição de serviços no sistema RSI (http://rsi.fiocruz.br), informando as seguintes opções: Área: Segurança da informação Serviço: Antispan Opções de Serviço: Solicitação de liberação de mensagem ou Verificação de mensagem retida;
Canais de atendimento
Portal do Antispam (https://antispam.fiocruz.br) E-mail: abuse@fiocruz.br Sistema RSI (http://rsi.fiocruz.br)
Condições de Suporte
O atendimento é realizado sempre de forma remota nas seguintes condições: 7 dias por semana e 24 horas por dia, através do e-mail ou portal de auto-atendimento. De segunda à sexta, das 8h às 17h, para chamados abertos no Portal de Serviços Fiocruz: https://centraldeservicos.fiocruz.br/
2) Enviar um e-mail para abuse@fiocruz.br
Documentação necessária
Descrever o assunto, a data de recebimento e o domínio
Canais de atendimento
email
Condições de Suporte
O atendimento é realizado sempre de forma remota nas seguintes condições: 7 dias por semana e 24 horas por dia, através do e-mail ou portal de auto-atendimento.
3) Abrir requisição de serviços no Portal de Serviços Fiocruz: https://centraldeservicos.fiocruz.br/
Documentação necessária
Não há.
Canais de atendimento
Portal de Serviços Fiocruz: https://centraldeservicos.fiocruz.br/
Condições de Suporte
De segunda à sexta, das 8h às 17h
Tempo estimado para realizar o serviço
Liberação de mensagem: até 30min. Tratamento de spam: até 60min. Mensagens maliciosas: até 2h
Precificação e cobrança
O custo da solução antispam é de R$ 35,49 /ano. No momento os custo estão sendo subsidiados pela Presidência, não havendo cobrança ao usuário ou à unidade.
Pontos de entrada e escalonamento
O serviço de filtragem de forma automática a todos os usuários dos domínios @fiocruz.br, @cpqam.fiocruz.br, @incqs.fiocruz.br, e @bio.fiocruz.br.
Auto-atendimento:
Portal do Antispam: https://antispam.fiocruz.br
E-mail: abuse@fiocruz.br
Portal de Serviços Fiocruz: https://centraldeservicos.fiocruz.br/
Política de uso
Não há