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Resumo do Destaque
Serviço de Hospedagem de Portais Fiocruz, segundo a regulamentação e a legislação em vigor.
Descrição

Serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. A Cogetic não realiza o desenvolvimento de sites ou portais (IN94/2022). Sua utilização visa garantir o uso do espaço digital no formato plataforma como serviço (PaaS) para armazenamento de arquivos para comunicações institucionais, (Legislação Governança Digital, decreto 10.332/2020). 

INSTRUÇÕES PARA O ATENDIMENTO 

Usuários com contas @fiocruz.br devem solicitar o acesso através do sistema da central de serviços, o sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/), escolhendo as seguintes opções no momento da abertura do chamado:  

  • Área: Infraestrutura  
  • Serviço: WEB  
  • Opção: Criação de Hospedagem  

Após abertura do chamado, o solicitante deve anexar à RSI a documentação necessária (Termo de Hospedagem) preenchido adequadamente para viabilizar a execução do serviço. 

 

SOLICITANTES 

1) Qualquer usuário da Fiocruz com uma conta @fiocruz.br 

Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço 

  1. O requisitante deve pactuar (dar ciência) previamente à TIC da sua Unidade e a sua chefia imediata (e/ou Presidência) sobre a necessidade de implantação desse serviço pela COGETIC;  
  2. Ter vínculo de servidor ou colaborador e possuir login no domínio fiocruz.br;  
  3. Ter preenchido adequadamente o formulário de hospedagem de site, disponibilizando no momento da abertura do chamado. 

 

Particularidades no atendimento prioritário (se houver) 

Não se aplica 

 

ETAPAS 

1) Acessar o sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) e escolher as seguintes opções no envio da requisição:  Área: Infraestrutura Serviço: WEB | Opção: Adicionar Sites 

 

Documentação Necessária - (Termo de Hospedagem) 

Preencher o Termo de Hospedagem de Sites e estar de acordo com a política de uso e privacidade que estão disponíveis abaixo. 

Termo de Hospedagem

 

Canais de atendimento 

RSI - https://rsi.fiocruz.br/ 

 

Condições de Suporte 

O suporte aos serviços será realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) ou pela Central de Serviços. 

 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAR O SERVIÇO

Até 5h após início do atendimento mediante abertura da Requisição de Serviço no sistema RSI (http://rsi.fiocruz.br) e envio do formulário (Termo de Hospedagem) corretamente preenchido. 

 

PRECIFICAÇÃO E COBRANÇA

Sem custo 

 

PONTOS DE ENTRADA E ESCALONAMENTO

 

Sistema RSI - https://rsi.fiocruz.br 

 

NÍVEIS DE SERVIÇO

Disponibilidade do Serviço: 24hs x 7 dias  

 

RELATÓRIOS

  • Geração de relatórios através do sistema PRTG sobre a disponibilidade do serviço; 

  • Monitoramento via painéis do NOC (Network Operations Center) para garantir níveis mínimos de serviço e acompanhamento dos alertas padronizados definidos para medidas de contorno. 

 

REQUISITOS DE SEGURANÇA

  • Utilizar plataformas em suas últimas versões (linguagem de programação, servidor web, plugins, CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo), sistema operacional, banco de dados, frameworks de desenvolvimento, etc.).  

  • Recomenda-se a avaliação prévia da área de segurança da informação da COGETIC para entrada em produção. 

 

POLÍTICA DE BACKUP

  • Diário para os dados e máquina virtual (virtual machine) - (noturno)  

 

CONDIÇÕES DE RESTABELECIMENTO DO SERVIÇO:

  • NOC identifica falha e abre requisição no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) ou Central de Serviços via ferramenta ITSM  
  • Área: Infraestrutura  
  • Tempo máximo para atendimento 7 horas a partir do início do atendimento à requisição 

 

REGRAS PARA DEFINIÇÃO DOS NOMES DOS SITES

  • Estar diretamente associado ao nome do projeto;  
  • Escolher um nome curto e fácil;  
  • Não são permitidos: acentos, cedilha, pontos e caracteres especiais. 

 

CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA E RESTRIÇÕES DE SEGURANÇA

  • O acesso ao site deve ser realizado através do protocolo https em detrimento ao protocolo http. Para isso a COGETIC fornecerá o certificado digital SSL. Requisições ao protocolo http devem ser redirecionadas ao protocolo https;  
  • Será liberado para a internet apenas o serviço https;  
  • Portas de gerência serão liberadas mediante solicitação justificada e, quando acessadas através da internet, deve ser utilizado o serviço de VPN (Virtual Private Network);  
  • O equipamento usado como servidor deve possuir recursos adicionais de segurança instalados e adequadamente configurados, tais como antivírus, firewall de host, HIDS/HIPS, web reputation, etc; 
  • Alterações no serviço (aumento do nº de usuários, atualizações do sistema operacional, banco de dados, ou quaisquer outras alterações) devem ser comunicadas previamente à COGETIC para atualização do inventário e redimensionamento do serviço. 

 

MÉTRICAS DE QUALIDADE E MONITORAMENTO DO SERVIÇO

Índice de indisponibilidade = (tempo de indisponibilidade / [tempo de disponibilidade + tempo de indisponibilidade]) x 100. 

 

DESCONTINUIDADE E CANCELAMENTO DO SERVIÇO

A COGETIC tem permissão para encerrar o serviço quando detectadas não conformidades no uso do site, regras, regulamentos ou acordos previstos na legislação em vigor. A Unidade será notificada previamente ao cancelamento do serviço com o devido motivo da descontinuidade. 

 

PERDA DE DADOS

A COGETIC não poderá ser responsabilizada por perdas provocadas por ações intencionais de usuários provocadas por exclusão indevida ou devida e não comunicada, ou também provenientes de ações não intencionais como falhas em sistemas, sobrescrita de dados e falhas em hardware. 

 

VIGÊNCIA

A COGETIC se reserva o direito de cancelar novas implementações desse serviço de acordo com os direcionamentos institucionais. 

 

POLÍTICA DE USO

https://tic.fiocruz.br/sites/default/files/2022-12/Politica-de-uso-e-privacidade-Hospedagem-de-Site.pdf