Serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. A Cogetic não realiza o desenvolvimento de sites ou portais (IN94/2022). Sua utilização visa garantir o uso do espaço digital no formato plataforma como serviço (PaaS) para armazenamento de arquivos para comunicações institucionais, (Legislação Governança Digital, decreto 10.332/2020).
INSTRUÇÕES PARA O ATENDIMENTO
Usuários com contas @fiocruz.br devem solicitar o acesso através do sistema da central de serviços, o sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/), escolhendo as seguintes opções no momento da abertura do chamado:
- Área: Infraestrutura
- Serviço: WEB
- Opção: Criação de Hospedagem
Após abertura do chamado, o solicitante deve anexar à RSI a documentação necessária (Termo de Hospedagem) preenchido adequadamente para viabilizar a execução do serviço.
SOLICITANTES
1) Qualquer usuário da Fiocruz com uma conta @fiocruz.br
Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço
- O requisitante deve pactuar (dar ciência) previamente à TIC da sua Unidade e a sua chefia imediata (e/ou Presidência) sobre a necessidade de implantação desse serviço pela COGETIC;
- Ter vínculo de servidor ou colaborador e possuir login no domínio fiocruz.br;
- Ter preenchido adequadamente o formulário de hospedagem de site, disponibilizando no momento da abertura do chamado.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Não se aplica
ETAPAS
1) Acessar o sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) e escolher as seguintes opções no envio da requisição: Área: Infraestrutura Serviço: WEB | Opção: Adicionar Sites
Documentação Necessária - (Termo de Hospedagem)
Preencher o Termo de Hospedagem de Sites e estar de acordo com a política de uso e privacidade que estão disponíveis abaixo.
Canais de atendimento
RSI - https://rsi.fiocruz.br/
Condições de Suporte
O suporte aos serviços será realizado de forma remota ou presencial, no período de 8h até as 17h, mediante abertura de Requisição de Serviço no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) ou pela Central de Serviços.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAR O SERVIÇO
Até 5h após início do atendimento mediante abertura da Requisição de Serviço no sistema RSI (http://rsi.fiocruz.br) e envio do formulário (Termo de Hospedagem) corretamente preenchido.
PRECIFICAÇÃO E COBRANÇA
Sem custo
PONTOS DE ENTRADA E ESCALONAMENTO
Sistema RSI - https://rsi.fiocruz.br
NÍVEIS DE SERVIÇO
Disponibilidade do Serviço: 24hs x 7 dias
RELATÓRIOS
-
Geração de relatórios através do sistema PRTG sobre a disponibilidade do serviço;
-
Monitoramento via painéis do NOC (Network Operations Center) para garantir níveis mínimos de serviço e acompanhamento dos alertas padronizados definidos para medidas de contorno.
REQUISITOS DE SEGURANÇA
-
Utilizar plataformas em suas últimas versões (linguagem de programação, servidor web, plugins, CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo), sistema operacional, banco de dados, frameworks de desenvolvimento, etc.).
-
Recomenda-se a avaliação prévia da área de segurança da informação da COGETIC para entrada em produção.
POLÍTICA DE BACKUP
-
Diário para os dados e máquina virtual (virtual machine) - (noturno)
CONDIÇÕES DE RESTABELECIMENTO DO SERVIÇO:
- NOC identifica falha e abre requisição no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/) ou Central de Serviços via ferramenta ITSM
- Área: Infraestrutura
- Tempo máximo para atendimento 7 horas a partir do início do atendimento à requisição
REGRAS PARA DEFINIÇÃO DOS NOMES DOS SITES
- Estar diretamente associado ao nome do projeto;
- Escolher um nome curto e fácil;
- Não são permitidos: acentos, cedilha, pontos e caracteres especiais.
CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA E RESTRIÇÕES DE SEGURANÇA
- O acesso ao site deve ser realizado através do protocolo https em detrimento ao protocolo http. Para isso a COGETIC fornecerá o certificado digital SSL. Requisições ao protocolo http devem ser redirecionadas ao protocolo https;
- Será liberado para a internet apenas o serviço https;
- Portas de gerência serão liberadas mediante solicitação justificada e, quando acessadas através da internet, deve ser utilizado o serviço de VPN (Virtual Private Network);
- O equipamento usado como servidor deve possuir recursos adicionais de segurança instalados e adequadamente configurados, tais como antivírus, firewall de host, HIDS/HIPS, web reputation, etc;
- Alterações no serviço (aumento do nº de usuários, atualizações do sistema operacional, banco de dados, ou quaisquer outras alterações) devem ser comunicadas previamente à COGETIC para atualização do inventário e redimensionamento do serviço.
MÉTRICAS DE QUALIDADE E MONITORAMENTO DO SERVIÇO
Índice de indisponibilidade = (tempo de indisponibilidade / [tempo de disponibilidade + tempo de indisponibilidade]) x 100.
DESCONTINUIDADE E CANCELAMENTO DO SERVIÇO
A COGETIC tem permissão para encerrar o serviço quando detectadas não conformidades no uso do site, regras, regulamentos ou acordos previstos na legislação em vigor. A Unidade será notificada previamente ao cancelamento do serviço com o devido motivo da descontinuidade.
PERDA DE DADOS
A COGETIC não poderá ser responsabilizada por perdas provocadas por ações intencionais de usuários provocadas por exclusão indevida ou devida e não comunicada, ou também provenientes de ações não intencionais como falhas em sistemas, sobrescrita de dados e falhas em hardware.
VIGÊNCIA
A COGETIC se reserva o direito de cancelar novas implementações desse serviço de acordo com os direcionamentos institucionais.
POLÍTICA DE USO