Equipe REDCap Fiocruz lança novo espaço virtual
A Equipe REDCap Fiocruz tem um novo espaço no campus virtual da Fundação, que funciona na plataforma Moodle. O ambiente criado funciona como uma comunidade voltada para a troca de experiências, conhecimentos e esclarecimento de dúvidas sobre o uso e funcionamento da REDCap. Tudo isto acontece dentro da seção fórum de discussão.
A equipe do REDCap Fiocruz, que atua na área de Plataforma de Pesquisa Clínica, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), convida profissionais de todas as unidades da instituição para participar do fórum e fazer parte da comunidade REDCap da Fundação. Na página do curso você encontrará mais informações, o fórum, vídeos de treinamento, materiais de apoio, divulgação de cursos e treinamentos, e a lista com as perguntas frequentes. Leia mais na página da VPPCB/Fiocruz.
O REDCap é uma plataforma destinada à gestão de pesquisas on-line e bancos de dados. O sistema usa um processo de desenvolvimento ágil na criação de projetos.
INSTRUÇÕES PARA O ATENDIMENTO
Caso 1: Unidade já tem acesso ao serviço REDCap institucional e já há uma Coordenação de Pesquisa instituída na Unidade:
- O pesquisador responsável deve solicitar à Coordenação de Pesquisa da sua Unidade orientações e disponibilização do serviço REDCap com adesão à política de uso estabelecida;
Caso 2: Unidade ainda não aderiu ao serviço REDCap institucional:
- Pesquisador responsável contata a Coordenação de Pesquisa da sua Unidade, informando a necessidade do uso. A Coordenação de Pesquisa estabelece sua política de uso inspirada na política institucional e nomeia um Administrador do REDCap para a Unidade. Em seguida, a Coordenação de Pesquisa formaliza a solicitação de adesão ao serviço institucional junto ao Administrador Institucional do REDCap pelo contato leandro.amparo@fiocruz.br.
SOLICITANTES
Ter vínculo de servidor ou colaborador da Fiocruz.
Requisitos necessários para o solicitante acessar o serviço
Solicitante - Para adesão ao serviço REDCap na sua Unidade: Ser coordenador responsável pela pesquisa, ter vínculo de servidor ou colaborador da Fiocruz e estar de acordo com a política de uso institucional do REDCap da sua Unidade.
Coordenação de Pesquisa da Unidade - Para adesão ao serviço institucional ou solicitação de apoio à Administração Institucional do REDCap para treinamento: Leandro Amparo (e-mail: leandro.amparo@fiocruz.br).
TIC da Unidade - Para solicitação de suporte da COGETIC em caso de problemas técnicos ou solicitação de ampliação da capacidade do serviço para a sua Unidade: atendimento mediante abertura de Requisição de Serviço no sistema RSI (https://rsi.fiocruz.br/).
Administrador do REDCap na Unidade – Para solicitar acesso ou apoio técnico na configuração/operação do REDCap para a sua Unidade: registrar solicitação via e-mail leandro.amparo@fiocruz.br para Leandro Amparo.
Particularidades no atendimento prioritário (se houver)
Originalmente o serviço não define critérios de priorização para atendimento. Cada Coordenação de Pesquisa da Unidade pode definir e divulgar seus próprios critérios.
ETAPAS
1. Estar habilitado pela Coordenação de Pesquisa da sua Unidade para utilização do serviço, seguindo a política de uso, termos de responsabilidade, compromisso e confidencialidade;
- Opção 1: Abertura de requisição pela Central de Serviços da TI da Unidade ou da COGETIC (no caso das Unidades da Presidência), caso haja a opção no catálogo de serviços da Unidade;
- Opção 2: Envio de e-mail para o gestor da TI da Unidade ou gestor da Infraestrutura da COGETIC (no caso das Unidades da Presidência) com indicação do assunto Serviço de REDCap e três opções de data com horário e contato dos interessados para agendamento da primeira reunião de prospecção e detalhamento da solicitação.
Documentação necessária
Termo de solicitação de serviço preenchido;
Estar de acordo com a política de uso.
CANAIS DE ATENDIMENTO - PONTO DE ENTRADA E ESCALONAMENTO
- Administração (Gestão) Institucional do REDCap:
- Leandro Amparo (e-mail: leandro.amparo@fiocruz.br)
Responsável por manter a versão institucional do software REDCAP atualizada no Datacenter, solicitar à COGETIC o aumento de recursos tecnológicos e aprovar as solicitações de acesso via aplicativo móvel (via centro de controle). A Administração Institucional do REDCap não tem responsabilidade na definição ou execução do processo de trabalho e conteúdo definido no âmbito das pesquisas nas Unidades. Não realiza atendimentos ou intervenções que tenham impacto direto nas pesquisas e em seus dados. É o Usuário Root no REDCap.
- Coordenação de Pesquisa da Unidade:
Responsável por estruturar os padrões e regras para configuração do serviço e política de uso na Unidade, definindo de que forma as áreas clientes da Unidade irão utilizar o serviço. É o Comitê de Governança responsável pela gestão de acessos das pesquisas.
- Administração REDCap na Unidade:
Responsável designado pela Coordenação de Pesquisa por administrar o REDCap na Unidade, realizando as configurações iniciais para todas as solicitações de pesquisa, seguindo as normas e a política de uso. Este colaborador receberá o treinamento específico para ser o ponto focal da Unidade, permitindo-o fazer as configurações para todas as pesquisas aprovadas pela Coordenação de Pesquisa da Unidade. É o Usuário Master do REDCap.
- Central de Serviços das Unidades (TIC das Unidades):
Responsável por manter o suporte tecnológico ao serviço REDCap na Unidade, verificando indisponibilidades técnicas e, quando necessário, solicitando serviços de suporte à Infraestrutura da Central de Serviços COGETIC via sistema RSI: https://rsi.fiocruz.br. Essa instância não realiza atendimentos ou intervenções que tenham impacto direto nas pesquisas e em seus dados.
- Caso seja identificada alguma necessidade de manutenção na ferramenta, o suporte aos serviços será realizado de forma remota (de acordo com o horário de expediente da Fiocruz), seguindo o fluxo abaixo:
- Usuário do serviço identifica a ocorrência;
- Usuário do serviço notifica à área de TIC da sua Unidade sobre o ocorrido;
- Departamento de TIC da Unidade, responsável pela ferramenta REDCap, abre uma requisição de serviço através do sistema de chamados da COGETIC, conforme orientação abaixo:
- http://rsi.fiocruz.br
- Área: Infraestrutura
- Serviço: Servidores Windows Server
- Opção: Troubleshoot do servidor
- Central de Serviços COGETIC
- https://rsi.fiocruz.br
Responsável por manter a infraestrutura, segurança e monitoramento do serviço. A COGETIC não tem responsabilidade na definição ou execução do processo de trabalho e conteúdo definido no âmbito das pesquisas. Essa instância não realiza atendimentos ou intervenções que tenham impacto direto nas pesquisas e em seus dados. Essas são atribuições da Coordenação de Pesquisa da Unidade e de seu Administrador REDCap.
ADESÃO AO SERVIÇO DE NOVAS UNIDADES
Cada Unidade que desejar a adesão ao serviço deve realizar contato com a Gestão Institucional do Serviço REDCap (leandro.amparo@fiocruz.br) para compor a política de uso específica da Unidade. Para tal, será necessário mobilizar os seguintes recursos:
- Coordenação de Pesquisa da Unidade, à luz da política de uso já definida, deve providenciar as diretrizes de uso do serviço na sua Unidade;
- Responsáveis pelas pesquisas a serem incorporadas no serviço devem indicar colaboradores para o treinamento com Perfil Usuário.
TREINAMENTO
A Coordenação de Pesquisa da Unidade será responsável pela interlocução com a Gestão do Serviço Institucional no que se refere à solicitação de treinamentos. Deve ser indicado um colaborador para receber o treinamento com Perfil Avançado (Master), que será o Administrador do REDCap na Unidade. O treinamento deve ser combinado/agendado de acordo com os dois perfis descritos abaixo:
- Perfil Avançado (Master) – é o colaborador que receberá o treinamento específico para ser o administrador do serviço na Unidade (ponto focal) e estará apto a realizar as configurações para todos os projetos de pesquisa aprovados pela Coordenação de Pesquisa da Unidade.
- Perfil Usuário – são os colaboradores usuários do serviço que terão o treinamento básico de utilização do REDCap para as pesquisas e para acompanhamento dos projetos.
UNIDADE(S) JÁ USUÁRIA(S) DO SERVIÇO INSTITUCIONAL REDCap
IFF (Instituto Fernandes Figueira) – contato da Coordenação de Pesquisa da Unidade: iff.redcap@fiocruz.br
CONDIÇÕES DE SUPORTE
- As solicitações de serviço relacionadas ao REDCap como permissão de acesso, suporte e/ou treinamento devem ser solicitadas à Coordenação de Pesquisa da própria Unidade, que terá o apoio da Administração Institucional do REDCap;
- A Coordenação de Pesquisa da Unidade é responsável pela definição das configurações e padronizações das bases de dados das pesquisas na ferramenta;
- A Administração Institucional do REDCap e a COGETIC não têm responsabilidade acerca do processo de trabalho e dos critérios de elegibilidade das pesquisas, que são definidos pela Coordenação de Pesquisa da Unidade. Essas áreas não realizam atendimentos ou intervenções diretamente nas pesquisas e em seus dados.
NÍVEIS DE SERVIÇO
Disponibilidade do Serviço: 24hs x 7 dias monitorado pelo NOC da COGETIC.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAR O SERVIÇO
No caso de nova adesão ao serviço institucional, o prazo para a implantação é definido pela Coordenação de Pesquisa da Unidade em parceria com a Administração Institucional do REDCap.
No caso de inclusão de novos projetos de pesquisa num serviço já existente na Unidade, o prazo é definido pela Coordenação de Pesquisa e Administrador do REDCap na Unidade.
PRECIFICAÇÃO E COBRANÇA
Inicialmente, não há custos para a implantação do serviço na Unidade, exceto em caso de ampliação dos recursos tecnológicos do Datacenter. Nesse caso, os custos serão avaliados pela COGETIC, a Coordenação de Pesquisa da Unidade e a área de TIC da Unidade. Havendo necessidade de investimento institucional para aquisição de ativos de TIC pode ser necessária a aprovação do Comitê de Governança de TIC.
POLÍTICA DE USO
https://tic.fiocruz.br/sites/default/files/2022-12/REDCap-Politica-de-uso-Fiocruz.pdf